SAMBISTA RAIZ

Por: Tadeu Paulista

“A VILA ISABEL DÁ SAMBA”
(Noel Rosa)

 

 O que falar da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel ?
Uma escola que forma sambista...
 Fundada em 1946, por iniciação de Antônio Fernandes Silveira – conhecido como Seu China –
Desde então, foram 76  carnavais e muitas histórias.
Essa semana conversamos com Magno Alexandre, nascido em 01 abril de 1972. (Não é mentira rsrs)
Magno como é conhecido no mundo do samba começou  ainda criança, na Unidos de Vila Isabel. Conforme foi crescendo, foi se apaixonando pelo carnaval, isto é, ele cresceu no meio. Seu pai é compositor, e desde sempre teve a casa rodeada pelo samba, sambistas e eventos carnavalescos.  E por mais que tenha família no ramo, Magno sempre buscou conquistar seu espaço no samba, mostrando o seu talento e o quão apaixonado é.  Cresceu na Vila Isabel, e até hoje está na escola.
“A escola é eterna, nós somos passageiros. Tem gente que está há muito tempo na escola, mas não entende o que a escola precisa. Então você se dedicar e entregar o resultado com amor é muito gratificante. E o que me incentivou... foi o amor pela escola e o batuque do samba...”  (Alexandre, Magno – 2022)
O entrevistado se tornou Harmonia através da visão de seu padrinho de samba, Tio Júlio, que faleceu recentemente deixando um legado. Tio Júlio viu potencial em Magno, assim levando-o a encontrar oportunidades, entre elas, ser apresentado ao competente  Décio Bastos então Diretor Geral de Harmonia da Vila Isabel, podendo se ver o talento de Magno, e a partir disso, aceitando o sambista na Harmonia da escola (no qual levou o título em 2013 – Festa no Arraia).
Magno falou um pouco sobre como foi trabalhar com Décio Bastos, que o considera um Mestre, foi possível aprender muito com ele e toda a equipe.  Décio  é um pai,um  amigo, um irmão que o samba me deu,tenho muita gratidão a  ele, pois o mesmo foi quem  “bateu o martelo” chamando pra o colocar no grupo de Coordenadores  de alas de Vila Isabel (apesar da ajuda de Júlio).
Quando precisou de uma licença para um trabalho na Estácio de Sá (2016), no qual a escola estava em grande crescimento, e Vila Isabel também era grupo especial, Décio entendeu seu lado e o apoiou. Foi gratificante ter trabalhado na Estácio.
O sambista conta que quando passou pela Unidos das Vargens, onde ajudou como diretor, após o final de um grande e bonito trabalho, perguntaram-lhe se Magno era da Vila Isabel, justamente pela filosofia semelhante de Décio. Mas afirma, não há como comparar um diretor/mestre com outro, cada um tem um modo de trabalho, cada escola tem uma forma de trabalhar, Magno diz nunca ter precisado comparar diretores, pois todos eles são e foram muito bons, lhe ensinaram muito. A filosofia de trabalho quem faz é a escola, cada lugar e momento há uma forma diferente de lidar. Cada período tem-se que adequar ao enredo e ao que a escola está pedindo, contando que, Magno já trabalhou com alguns mestres como Nilton, Marquinhos e Juninho na Estácio de Sá.
Para nosso entrevistado ser  Diretor de Harmonia é ter uma “função total”, ou seja, tem trabalho em todas as áreas, desde a organização da escola até o desfile, e sempre buscando o melhor para a escola. “É responsabilidade total. A escola está entregue em nossas mãos...” (Alexandre, Magno – 2022).
Todos buscam o melhor para entregar a escola, e o Harmonia tem que ter a responsabilidade de apresentar o melhor no desfile, para assim esperar o melhor resultado nas pontuações. Quando você se torna diretor, segundo o sambista, significa que você tem experiência, que você leva seu trabalho a sério. No caso do carnaval, você luta por pontos, luta para levar a escola ao título. E cada ano é novo, com um desafio diferente.
Em uma pergunta feita ao entrevistado, Magno fala sobre momentos marcantes no samba, sendo ele:
*Desfile de 1987 pela Vila Isabel.
Carnaval de 2012 (Vila Angola), onde ganharam em vários requisitos, porém não levaram o título (a escola ficou em terceiro lugar). Foi de grande emoção, o desfile de Angola (pela Unidos de Vila Isabel), foi muito gratificante para o sambista (sendo que tem um quadro em sua casa homenageando a escola em questão)
 *A transição entre Rio e São Paulo, para Magno, foi muito emocionante fazer parte da Vai-Vai (SP).
* Ter um quadro em homenagem a Standard Meritiense da Acadêmicos de Meriti, uma escola nova, que está iniciando no carnaval, divulga o carnaval e homenageia a personalidade do samba (Magno participou da inauguração – onde recebeu o convite do Grillo Álamo. Conheceu o presidente da época, Carlão de Éden). Mais tarde, recebeu homenagem da escola. 
Sobre a Pandemia
Ficar dois anos sem o carnaval, apesar de ter perdido muitas pessoas, “...A pandemia deu uma lição: que antes de trabalharmos com carnaval, somos humanos, temos família...” (Alexandre, Magno – 2022). Segundo ele, foi emocionante voltar em 2022 depois do período longe do carnaval. Magno ficou dois anos afastado, e voltou através de um convite de Décio Bastos para apresentar o primeiro casal na Lins Imperial (RJ). Foi um desfile que o surpreendeu (casal nota máxima). “O esforço foi grande, mas, no final, é gratificante o resultado” (Alexandre, Magno – 2022).

Categoria:CARNAVAL

Deixe seu Comentário


Guilherme A.Lisboa - 03/12/2022 10h07
"Vitorioso é aquele que mês os na derrota , Sabe que deu o melhor de si." Seja sempre este s ser humano cheio de sonhos e vitórias ,nada vem fácil ,mas as conquistas sempre nos engrandece .... Parabéns por Tudo que Vc Conquistou .
Marcela da Silva - 03/12/2022 09h29
Grande profissional, ama o que faz ...Parabéns pela grande homenagem...👏👏👏