Baianas Contra o Preconceito

Baianas contra o preconceito

Por: Myrian Massarollo

Foto: Akira Nakamura.

No último fim de semana o chão da quadra da Sociedade Escola de Samba Imperador do Ipiranga tremeu. Foi o som da bateria de Mestre Fabis, onde as mulheres tocam os instrumentos, que fez as dezenas de baianas convidadas por Neide Augusto Soares, diretora da Ala das Baianas da agremiação, dançarem e liberarem muito axé para todos os presentes, na Primeira Festa de Baianas da Imperador do Ipiranga.

A festa das baianas foi pensada por Neide como uma retomada, pois fazia um tempo que não acontecia um evento desse porte na escola. Foi a primeira festa do ano da escola e a primeira festa das baianas para realizar o ritual de lavagem da quadra e benzimento.

Como junho é o mês da diversidade Neide e equipe pensaram no tema “Baianas contra o preconceito”, pois escola de samba tem que ser lugar de inclusão, de aceitação e de não julgamento, onde o preconceito não pode ter lugar. Nem preciso dizer que concordo totalmente com o posicionamento de Neide.

As atrações foram pensadas para casar com o tema. A já citada bateria da Mestre Fabis, que é diretora da bateria da escola, veio com composição feminina, uma forma de empoderamento das mulheres em um nicho que foi durante muito tempo território majoritariamente masculino. Agora as mulheres mostram sua capacidade no manejo de todos os instrumentos.

Foi montada uma grande mesa para que todas as baianas convidadas pudessem confraternizar e se sentirem plenamente incluídas. Estiveram presentes baianas de diversas coirmãs, todas resplandecentes em suas vestes com as cores de suas agremiações.

Segundo Neide a ajuda para que tudo desse certo foi fundamental. Nas suas palavras: “Tivemos a ajuda do departamento social do diretor Emerson de Oliveira que nos ajudou em tudo, desde dos lanches até a decoração da quadra, ele foi essencial. O presidente, e toda a diretoria executiva da escola, abraçou a ideia e nos ajudou, e tivemos vários parceiros que contribuíram para que a festa foi executada com sucesso”.

Para abrilhantar e finalizar a festa com significado dentro da linha de não preconceito e exaltação feminina foi convidada a escola de samba Imperatriz da Paulicéia que tem como mestre de bateria uma mulher, Rafaella Rocha (Mestre Rafa). Por tudo que vimos, nossos sinceros parabéns a Neide e à Imperador do Ipiranga, que sua festa de baianas entre para o calendário da cidade.

Categoria:SAMBADEIRA

Deixe seu Comentário


Miriam - 27/06/2024 15h47
As baianas estavam majestosas!