O TALENTO DE BETINHO DAVIS
Por: Layane Saab
Nos últimos dias conversei com o paulistano Betinho Deivis, musico e sambista de 43 anos. No qual começou sua carreira ainda criança, aos sete anos, que coincidentemente herdou de sua família, ou seja, desde novo Beto já tinha contado com a música e o samba. Sendo assim, desde cedo se encanta com o gênero musical.
Falando um pouco mais sobre sua carreira, o Betinho teve o incentivo da família, no qual ainda criança começou a freqüentar escolas de sambas e interagir com a música, assim foi descobrindo seu dom para a arte. No auge da carreira, com 13/14 anos, participou de sambas no Bar da Dona Beth, no qual teve contato com Almir Guineto, Mestre Talismã, Zeca Pagodinho, João do Cavaco, entre outros sambistas. Deivis também já participou de alguns desfiles de carnaval, no qual fez parte da Paraiso do Samba, um grupo onde participou na adolescência como ritmista, saindo na Bateria. Participou da X9 Paulistana, Gaviões da Fiel, Acadêmicos do Tucuruvi, e em escolas do bairro onde mora.
Com o passar da juventude, Betinho chegou a se interessar por outros ramos, que não a música – como Marinha Brasileira (no qual chegou a se alistar) e aviação –, mas percebeu que sempre levou jeito para o samba, assim permanecendo na música. Sua avó dizia “Sempre faça o que você ama fazer”, e foi exatamente o que o sambista fez. Deivis pensou em dar aulas em escolas públicas, o que lhe levou a fazer Licenciatura em música. E ao falar sobre o período universitário, diz que teve uma ótima experiência, pois conviveu com maestros, aprendeu várias técnicas e assuntos, sendo que após a graduação fez alguns cursos para aprimorar seus conhecimentos. Com isso, deixando de dica para quem quer cursar a faculdade: o estudo, dedicação, e sempre procurar aprimorar seus conhecimentos, e principalmente sempre ter fé no que deseja.
Durante sua carreira, Beto Deivis viajou para alguns países e contou um pouco sobre a experiência com a música brasileira no exterior. Diferente do que nós pensamos (ou alguns de nós brasileiros), “lá fora” as pessoas conhecem bem o samba, MPB, sendo que era até sugerido para Betinho tocar algumas músicas de artistas conhecidos (no qual, se fosse no Brasil, seria um pouco estranho por nem todo brasileiro conhecer). Com isso, sendo uma ótima experiência, assim podendo expor sua arte e levar a música brasileira a outras países.
Outro período importante de sua carreira, foi a participação no Projeto a Amizade. O Projeto teve o intuito unir vários artistas de ramos diferentes (Mauricio Rocha e Alberto Dantas fizeram parte também), com a intenção de interpretar obras de Cleber Augusto ex Fundo de Quintal. O convite foi inesperado, segundo o músico, foi surpresa, porém logo que recebeu aceitou participar. Com isso, as expectativas vieram, ele não tinha trabalhado com os artistas ainda, mas aprendeu a conviver, pensou em coisas boas, esperando que desse tudo certo (no qual realmente deu), e como todo início (mesmo em uma área experiente) surge um frio na barriga, e acabou tornando emocionante o trabalho, sendo uma sensação muito boa para Betinho.
Um momento emocionante para o artista foi quando viu a sinceridade no olhar de uma criança. Explicando o ocorrido, foi em uma apresentação de escola, no qual Deivis se apresentou em um palco, e conforme tocava suas músicas os jovens iam se afastando (saindo aos poucos), porém ainda sim ficou uma criança com a mãe assistindo. Quando terminou a apresentação, a moça com a criança se aproximou do cantor, assim o menino pedindo um abraço (o que lhe fez ganhar o dia), em seguida, disse que gostou de seu trabalho e lhe deu os parabéns pela apresentação. E isso lhe emocionou muito.
Sobre novos projetos, o artista citou a produção de um Ep, no qual iniciou antes da pandemia, com seis músicas (porém com a pandemia, deu uma pausa – assim tirou um tempo para descansar e para si), e atualmente voltou com o projeto, fazendo mais 4 músicas. Segundo ele, já está finalizando o projeto. Ainda que não tenha um nome para o álbum, mas tudo indica que está caminhando ao caminho certo.
Betinho esse ano também vai disputar as eliminatórios de Samba Enredo na Escola de Samba Gaviões da Fiel, o mesmo recebeu e aceito o convite de seu amigo Tadeu Paulista o qual já faz parte da Ala de Compositores da referida agremiação.
Nós da Rádio Barra Funda gostaríamos de parabenizar e desejar toda a sorte e sucesso ao Betinho Davis.
https://www.instagram.com/betinhodavis/
https://www.facebook.com/mayles.deyvis
Contacto para show
11-996494137