Da Vila Valqueire para Vila Isabel
Por: Layane Saab
Da Vila Valqueire para Vila Isabel
Essa semana, pudemos entrevistar Valter Luiz Severino Ferreira, mais conhecido como Valtinho que é um sambista nato.
Apesar do sobrenome Ferreira ele não é da família do Martinho mas tem uma grande admiração por todos.
Hoje por motivos pessoais nosso Diretor Valtinho está temporariamente afastado do departamento de Harmonia da Vila Isabel, mas não da escola onde é um dos Beneméritos,Valter (56), nasceu na capital carioca, no bairro Vila Valqueire.
Oriundo de família de sambistas (um de seus parentes foi Presidente da Escola de Samba Em Cima da Hora), ele acredita que isso o inspirou desde a infância. Seu primeiro desfile foi na ala das crianças da Em Cima da Hora.
Como bom sambista gosta de acompanhar outros desfiles, como da Intendente Magalhães, conhecida também por Série Ouro Liga RJ, Especial RJ e Especial SP.
Ele já participou das escolas Império Serrano, Estácio de Sá, Salgueiro e Embaixadores da Alegria
Em dezembro de 2008 recebeu o convite de seu padrinho de casamento para fazer parte do departamento de Harmonia da Unidos de Vila Isabel na época dirigida pelo Décio Bastos, iniciou como Coordenador de Ala, no ano de 2011 se tornou um dos Diretores de Harmonia.
No seu entender um Diretor de Harmonia precisa ter responsabilidade, dedicação e respeito aos demais segmentos e componentes. Segundo Valter, o trabalho de um diretor começa dentro da quadra, seguindo até o desfile final, incluindo a organização, aprimoramento e buscas de novos conhecimentos, fazendo com que tudo funcione dentro do planejado.
Com isso, perguntei, também, sua opinião referente ao julgamento do carro de som no quesito Harmonia, nosso entrevistado acredita que deveria ser julgado separadamente, pois não é justo penalizar um segmento por um erro do carro de som.
O ano de 2010 foi ímpar em sua vida visto que durante os ensaios conheceu sua futura esposa Wania, ela era componente, enquanto Valter era seu coordenador da ala Sempre mantendo o respeito e postura nunca conversaram sobre namoro, o assunto surgiu meses depois, em agosto de 2011, no mesmo ano surgiu o pedido de casamento na Praça Barão de Drumond.
Desse modo, Valter diz que por terem objetivos em comum, a relação do casal se torna mais fácil. Em continuidade a resposta, caso um dos dois não fosse do meio, poderia dificultar se um dos dois não se interessasse pelo samba. Com isso, podemos entrar no assunto “ciúmes”, no qual nos deu como resposta: “Quem ama sempre tem ciúmes, mas não é esse sentimento que nos comanda, priorizamos entre nós o respeito, a parceria e a cumplicidade.
O que não aceitamos nas pessoas é que nos desrespeitem” (Valter Luiz Severino
Ferreira).
Em resumo, pedi para citar alguns momentos marcantes em sua vida, dentre eles:
*Um samba: Sertões da Escola de Samba Em Cima da Hora
*Uma situação marcante: Ano de 2014 Unidos de Vila Isabel vinha de um título (2013) e veio com a escola incompleta, faltando fantasias carros mal-acabados, mas o povo de Noel veio com garra cantando samba com muita raça esse sempre foi o diferencial do Povo do Samba.
*E um Desfile marcante: 2012 Unidos de Vila Isabel falando sobre Angola, não levamos, mas marcamos.
Por fim, lhe abordei o tema do nosso atual carnaval fora de época, no qual Valter diz da mistura de sentimentos entre alegria pelo retorno, pesar e respeito pelos falecidos, sendo um momento emocionante. Com isso, entende a complexidade da pandemia, sendo necessário pensar na saúde sempre em primeiro lugar. E junto aos momentos que pedi para citar um momento, mencionei sobre a emoção no carnaval de 2022, tendo como resposta de
Valter: Gratidão.
Deixe seu Comentário
Grande diretor