A PAIXÃO PELO CARNAVAL

A Paixão pelo Carnaval

Aline Almeida é uma carioca nascida em 08 de março de 1982, Mestre de Cerimônias (apresentadora de casais) da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti. De início, o que conhecia do carnaval era o que se via na televisão, não sabia da proporção que o carnaval tinha no mundo (o universo carnavalesco). Seu primeiro desfile foi em 2010, pela Renascer de Jacarepaguá, onde foi apoio da comissão de frente. “Eu achei tudo muito maravilhoso, tudo muito lindo. Mas ainda sim com olhar de foliã, ainda não era um olhar de sambista”. (Almeida, Aline. 2022)

Sua irmã, Amanda Villaverde, fazia aulas de dança na Escola Alice Arja, que participou da comissão de frente da Renascer. E com isso, Amanda, Aline  começaram no carnaval, apoiando a comissão de frente da escola. Atualmente, sua irmã é Porta Bandeira da Acadêmicos de Jacarepaguá e da Vila Kenedy (no qual Aline a apresenta), seu pai, Rudnei Santos, é Diretor de Harmonia e Apresentador de Casais, e sua mãe, Neide Almeida, apesar de não participar dos desfiles, também ajuda na confecção de fantasias (já fez roupa para a irmã, e para a escola Arame de Ricardo), o que também a faz uma sambista.

Em sua trajetória, Aline já passou por escolas como Renascer, Unidos de Padre Miguel, União de Jacarepaguá, Santa Cruz, Arame de Ricardo, Acadêmicos de Jacarepaguá e Vila Kenedy (no qual apresenta sua irmã Porta Bandeira), Santa Cruz (apresentando Roberta e Mosquito). Sendo as tais escolas que acompanha nos carnavais. Em relação a pergunta sobre ser um Diretor de Harmonia, Aline deixou claro que não leva jeito para estar na harmonia, mas entende que para ser um diretor precisa-se saber resolver problemas, ter e dar respeito, saber interagir e lidar com o grupo. Isto é, o papel do Harmonia é fazer com que a apresentação ocorra bem, e organizar a escola para que tudo ocorra da melhor forma. “O samba é organizado, e não bagunça, como muitas pessoas pensam”. (Almeida, Aline. 2022). Por mais que ela não se considera uma boa Harmonia, ela já fez parte do segmento.

Com tanto, Aline sente a diferença em como o grupo de Harmonia trata uma mulher no grupo. De certo modo, o grupo de Harmonia é bastante unido, porém a diferenciam por ser apresentadora de casais, ou seja, como se fosse uma questão a parte. Ser apresentadora de casais é muito mais de só se arrumar e “estar lá”, estar nessa posição é ser responsável pelo casal (se ocorre algo com algum casal do grupo, é de sua responsabilidade resolver a situação), é conduzir o casal na avenida. Ser apresentadora, também, vai muito além da beleza, ou só de estar na frente do casal, precisa-se entender o que um casal faz, entender por que apresentar um para depois o outro. Isso exige estudo e muita pesquisa (leitura). “Nada dentro do carnaval é só fazer. Tudo tem um motivo.” (Almeida, Aline. 2022)

Sendo assim, uma das dificuldades do apresentador de casais, é em relação ao respeito dos diretores da escola, por acabar vendo as pessoas como “descartáveis” (não só o grupo de casais). Pois sua função é importante para os casais ali, e é comum trocar de pessoas a postos do segmento. E lhe motiva estar com os casais, o amor e paixão pela arte, ver seu trabalho apresentado, apoiar o casal e ver a dança deles.

Com Thiago Mendonça e Amanda Poblete, na Renascer, Aline começou a se interessar pelo segmento de casais, pois foi quando começou a entender esse meio, o que fazia, como funcionava. Ela aprendeu apresentar com seu pai – Rudnei Santos –, na União do Parque Curicica. Onde ele deu as primeiras explicações e passos para o início, depois, teve aulas com sua Mestre Viviane Martins, por exemplo, buscando aprender cada vez mais.

Ao comentar sobre o respeito e admiração que tem pelo carnaval e apresentar casais, Aline diz que não faz diferenciação ou preferencias na hora de apresentar um grupo, pois é uma grande alegria trabalhar com casais, mas lógico, que ela sempre concilia os horários, para não comprometer uma escola ou outra. Com isso, também, falou um pouco sobre alguns casais no qual gostou muito de trabalhar – mencionou que tem outros além desses, que sempre se emociona ao falar dos casais.

Aline se emociona ao falar da irmã. Amanda Villaverde e Matheus Medeiros, é um casal novo no samba, no qual tem uma grande carreira pela frente. E se tudo der certo, Aline continuará acompanhando-os. Ambos são novos tanto de idade quanto por suas carreiras no carnaval.

Apresentar Raphael e Dandara foi muito bom. Raphael é alegre, pois ele é divertido, tem experiência com o carnaval (de anos), e sabe o que está fazendo. Dandara é muito profissional, batalhadora, consegue-se aprender muito com ela. Em relação a Dandara, Aline diz: “Ao mesmo tempo que se vê a delicadeza do movimento, você vê garra, vê força”.

Foi muito emocionante a dança de Roberta e Mosquito, pois, para Roberta, 2022 foi um ano difícil, por conta da perda de sua mãe. Para Aline, Roberta foi guerreira, ela a considera uma guerreira. Além do mais, Roberta estuda o carnaval, vive o carnaval, faz parte da história do carnaval.

Dani e Marlon, um casal maravilhoso. Marlon também é filho de Mestre Sala (Marcelo), Dani é filha de Porta Bandeira (Dona Vilma), os dois com muita história para contar sobre o carnaval. Marlon é muito elegante em relação a dança, tem movimentos muito bonitos, Dani passa um olhar de guerreira, ela entra em quadra/avenida e dá seu melhor, ela ganha a avenida – o que ela promete, ela cumpre.

Cherry foi uma pessoa que começou cedo no samba (ainda jovem), e Aline gostou bastante de trabalhar com ele na Tuiuti. Ela adora seu estilo de dança.

Amanda e Thiaguinho, foram um casal da escola Renascer há alguns anos, e por sinal, Aline era apoio deles. Após um tempo, onde cada um seguiu por escolas diferentes, se reencontraram como casal esse ano pela União da Ilha. Aline se emociona e acha muito legal chegar em quadra e ver o reconhecimento de que um dia os três (Aline, Amanda e Thiaguinho) foram um time.

Além de alguns momentos marcantes e comoventes comentados na entrevista, Aline citou que ver sua irmã começar como Porta Bandeira, ver que hoje apresenta sua irmã na Vila Kenedy e na Acadêmicos de Jacarepaguá e a ver sendo convidada por outras escolas é gratificante. Ver o progresso de sua irmã lhe emociona. O momento em que recebeu o convite de Roberta Freitas (da Santa Cruz) para apresenta-la, Aline se emocionou, pois acha Roberta maravilhosa, e nunca imaginou estar com Roberta. Nesse ano, auxiliou Dona Vilma, que anteriormente sofreu um acidente e voltou a desfilar após se recuperar. Aline conseguiu realizar o trabalho proposto para o desfile desse ano. Cuidou do primeiro casal, cuidou da Dona Vilma, apesar de ter tido ajuda também, mas foi muito importante saber que tudo deu certo. Foi emocionante, também, passar pelo ensaio técnico com Dandara e Raphael, por conta da chuva no dia do desfile, e ver a dedicação deles foi muito emocionante, pois teve sorriso do início ao fim como se não tivesse a chuva (sem reclamações ou apavoro), foi na garra característica deles.

Durante a pandemia, Aline esteve muito preocupada com a situação (da própria covid-19). Por conta de ter problemas de respiração – asma – ela teve muito medo de contrair o vírus. Até gostou que não teve o carnaval nos últimos anos. Apesar de alguns colegas passarem por problemas devido a paralização, ela diz que se tivesse o evento, a propagação da covid seria muito maior. Isto é, a maior preocupação com a pandemia foi em relação as pessoas sobreviverem.

Voltar com o carnaval de 2022, de certa forma, foi difícil, pois observar as pessoas em volta e saber que elas também perderam entes queridos nesse período é doloroso. Aline, normalmente, entra na Sapucaí com alegria, emoção, animada, e nesse carnaval entrou com um “coração pesado”. Ela teve um olhar diferente, lembrando dos entes que partiram (o olhar para o lado e saber que determinadas pessoas não estão mais ali). Mas a cultura continua, o samba continua, o amor das comunidades continua, a festa do povo tem que continuar, e deixar de viver isso, não vai mudar o passado.

A equipe da Rádio Barra Funda deseja todo o sucesso a essa jovem apresentadora chamada Aline e agradece por essa sensacional entrevista.

Categoria:CARNAVAL

Deixe seu Comentário


João - 30/06/2022 17h11
Uma profissional incrível e com um coração gigante ❤️🫶🏽 Eu amo