Alegria de estar no Samba

A Alegria de Estar no Samba

Por: Layane Saab

Essa semana falamos com Yves Alexeiv (43), Diretor de Harmonia da Escola de Samba Tom Maior,  apesar de seu nome parecer francês (Yves) ou russo (Alexeiv),  ele acabou vindo da criatividade dos pais nordestinos. Yves nasceu em Natal-RN, e desde pequeno sempre acompanhou os carnavais pela televisão. Em 2006, Célio (amigo de Yves e Diretor de Harmonia da Tucuruvi) lhe convidou para a Festa de Pilotos da Barroca Zona Sul, foi amor a primeira vista Yves se encantou quando viu o trabalho do Departamento de Harmonia. Em 2007, entrou para a Harmonia do Barroca. Com isso, participou de seu primeiro desfile. O mesmo ficou muito emocionado, trouxera uma ala que montou com amigos. E é grato pela equipe experiente da época, Célio, Ricardo Americano, João Neguinho (seu professor, que sempre lhe ajudou no carnaval).

Yves nos contou algumas emoções que viveu na Passarela do Anhembí . Rosas de Ouro cantando Ogum na concentração antes do ensaio técnico de 2010 e ver a Mocidade Alegre cantando a fé em 2014. Nesse ano, 2022, lhe marcou ver Carlos Jr (conhecido como Carlão) desfilando com sol na cabeça, às 7h00 da manhã com um ótimo astral. Segundo o sambista, a performance de Carlão foi muito emocionante, e chamava atenção de quem estava presente no momento.

Yves sempre gostou de assistir  na extinta TV Manchete, desfiles, botequins e concursos de fantasias. Até hoje, acompanha o trabalho das escolas (além de ter vários amigos no segmento). Ele também se inspira em alguns Harmonias, assim citando ser fã de Rogério Félix da Dragões da Real, sempre aprendendo com Ricardinho Rodrigues ex X9 e atualmente na Tucuruví , com o carnavalesco André Marins, conversa também com o próprio Diretor de Carnaval  Judson Sales, onde sempre absorve algo novo. Observa Luciana Silva (presidente da Tom Maior), Solange da Mocidade Alegre, Eduardo da Tatuapé (entendendo a melhor forma de liderar), entre outros seguimentos a se inspirar.

Em 2012, entrou na Tom Maior, se preparando para o carnaval de 2013. Após a saída do diretor de harmonia da época, Yves recebeu o convite da presidente Luciana para assumir o cargo, junto com Gabriel Ferreira (Gabiru). Segundo o sambista, a presidente sempre foi próxima dos lideres das áreas da escola, e isso trouxe a sensação de que os dois (Yves e Gabiru) fossem os lideres dela dali em diante. E, Yves afirma, que depois de nove desfiles, acredita que Luciana estava certa de sua decisão.

Para se tornar um Diretor de Harmonia preciso lidar com pessoas e suas diferenças, , tendo compromisso, dedicação, liderança, organização, didática, e principalmente respeito aos demais. O segmento de harmonia é responsável por todo o desenvolvimento do carnaval, desde a escola do enredo, roteiro, até a aprovação das fantasias. Partindo disso, envolvendo o planejamento dos ensaios, definir equipes, datas, treinos, avaliação e organização do desfile (logística, direcionamento da escola, etc.).

Em relação ao carro do som sendo julgao como quesito harmonia, Yves não concorda com essa decisão, pois o carro é uma ferramenta que direciona o canto ao chão, então não seria justo ser julgado por algo que sofre influência financeira e técnica. “O canto da escola é fruto da soma de todos os componentes... Não podemos desvirtuar isso” (Alexeiv, Yves. 2022).

A escola de samba Tom Maior foi fundada em 1973, no bairro de Sumaré. A mesma  foi inspirada em uma música de Martinho da Vila, em plena ditadura, assim sendo um grito de liberdade aos sambistas da época. Porém não possui um endereço fixo, ou seja, não possui uma quadra para ensaios. Com isso, perguntei ao nosso entrevistado sobre os desafios e vantagens de não se ter o tal espaço para os ensaios: Nos últimos dez carnaval a escola já passou por cinco espaços diferentes, o que acaba limitando o trabalho. Pois por ser quadras de parceiros, você fica limitado em questão de disponibilidade para os treinos. Outro desafio é na construção de uma comunidade próxima da escola, isto é, acaba dificultando a participação social. Um dos sonhos da Tom Maior é ter uma quadra.

Por ventura, a falta de uma casa potencializou o desempenho da escola nos últimos anos – os Ensaios de Rua. Esses ensaios da Tom Maior passaram a ser vistas como simulações do desfile, pois há treinos dos componentes, harmonias, chefes de Ala, e toda a equipe da escola. E acaba sendo tão divertido e marcante, esses ensaios que passam a ser cobrados pelos próprios componentes a realização do mesmo.

Contando que a Tom já empatou com a campeã duas vezes, e só não ganhou por contra dos critérios estabelecidos para o desempate. Sendo assim, Alexeiv se sente feliz, ele curte o momento, aproveita o lado bom da situação. Nas duas ocasiões, pode se dizer estar agradecido e motivado para fazer sempre o melhor, e evoluir para os próximos carnavais.

Com a pandemia o carnaval se enfraqueceu, por conta de amigos que partiram nesse período, e por conta da própria situação da covid, dificultou o trabalho da equipe nesses anos. Porém, essas dificuldades potencializou um sentimento de satisfação, segundo Yves. 

“A pré-concentração foi um momento de tensão (pelo trabalho) e tristeza (lembrando de quem poderia estar ali e não teve essa oportunidade). Mas, passar pela pista de forma tão emocionante, fez explodir um sentimento de alegria muito grande na dispersão.” (Alexeiv, Yves. 2022)

Categoria:CARNAVAL

Deixe seu Comentário


Luciana Corrêa - 10/06/2022 16h00
Parabéns Yves!!! É exatamente pessoas como vc que o o nosso carnaval ganha forças e faz com que o nosso seguimento se fortaleça, não somos anônimos, somos o grande alicerce de uma agremiação força,foco e muita fé um grande abraço!!!
Vitor Oliveira - 10/06/2022 11h16
Parabéns Yves! Salve, salve, todos os trabalhadores deste Segmento tão esquecido pelo carnaval! A luta continua senhores e senhoras!
Andréa Gadelha - 10/06/2022 10h02
Um profissional de muita experiência e responsabilidade. Além do amor com o qual ele conduz sua equipe
Ademilson - 10/06/2022 09h55
Existem grandes mestres espalhados por esse Brasilzão. Parabéns pela entrevista. Salve Salve a Tom Maior!!!!