Novos Tempos, Novos Planos.

Novos Tempos, Novos Planos.

Por: Layane Saab

Foto: Arquivo Pessoal 

O entrevistado dessa semana é paulistano. Gilson Caetano (52), mais conhecido como Pica-Pau, Diretor de Harmonia acabou de ser contratado pela Barroca Zona Sul, Escola de Samba como o próprio nome já diz é da Zona Sul da Capital Paulista. Pica Pau começou a desfilar em 1993, pela escola Paso de Ouro (no qual, teve uma emoção enorme ao participar, porque antes só acompanhava do lado de fora das arquibancadas da Avenida Tiradentes), já fez parte das escolas X9 Paulistana, Vila Maria, Império da Casa Verde (onde foi campeão em 2016), Pérola Negra, Morro da Casa Verde, Leandro de Itaquera, até o carnaval de 2022, assim que terminou o desfile entregou seu cargo.

Pica Pau adora o carnaval, busca sempre acompanhar, e diz que sempre se aprende algo novo conforme assiste. Sendo assim, tanto em escolas do Rio de Janeiro quanto de São Paulo encontra-se características típicas de cada estado.

Na sua opinião o Departamento de Harmonia de uma escola tem vários papeis no processo, porém para Pica-Pau, o principal é a gestão de pessoas, sendo que para ser um Diretor Geral precisa-se de dedicação, vontade de aprender, tempo e paciência. Pica Pau se tornou diretor de Harmonia em 2005, quando após o carnaval (no qual foi chefe de ala) pediu a Devair, Diretor de Carnaval da X9 Paulistana, uma ala na escola, tendo como indicação começar pela harmonia. E desde então permanece na harmonia. Em 2015 assumiu a direção de harmonia no Morro da Casa Verde, em 2019 ingressou na Leandro de Itaquera, e agora, para o carnaval de 2023 Barroca Zona Sul.

Segundo ele, sair da Leandro, não foi uma decisão fácil de se tomar, mas disse que tem a sensação de ter feito seu melhor (lembrando que o mesmo saiu antes da apuração). Além disso, diz ter ficado triste pelo rebaixamento da mesma para o grupo no acesso 2, porém acredita que a Leandro consiga se superar e terá dias melhores.

“Aprendi a amar a Leandro e toda sua comunidade, mas tem hora que não se tem mais o que fazer. Dei o meu máximo, me entreguei de corpo e alma para esse carnaval, mas não foi o suficiente para a escola alcançar algo melhor, então resolvi dar oportunidades para novas pessoas.” (Caetano, Gilson. 2022)

Já nesse atual ano, Gilson entrou para o Grupo Barroca Zona Sul. Uma escola do grupo especial, criada nos anos 1970, na Vila Mariana, e que teve como referência para seu nome o Campo Barroca, um campinho onde batuqueiros se reuniam em rodas de samba.

Durante o último carnaval, o presidente da Barroca, Ewerton Cebolinha, brincava com a possibilidade de Pica-Pau entrar na escola, porém a conversa séria veio após o evento. Quando após a saída de Gilson da Leandro, Ewerton foi conversar, assim chegando a um acordo. Isto é, acabou sendo de interesse de ambas as partes seu ingresso à escola.

Pica Pau tem a melhor expectativa possível para essa nova fase, pois com sua vivência e estrutura da escola, há um grande trabalho para se fazer juntos. Sendo também, que já estava com saudade de trabalhar com um grupo especial – afinal, seu último trabalho em um grupo especial foi em 2018, na X9 Paulistana –. E a partir de agora, se preparar para que a Barroca consiga melhorar sua colocação em 2023.

Em relação ao período de pandemia, Pica-Pau não parou com o carnaval, respondendo melhor, na Leandro, junto com Amarildo de Mello, carnavalesco, sempre tiveram algo para correr atrás, porém não descarta ser difícil, o período no qual já se passou.

Também foi feito um “cite uma situação”, onde Gilson menciona ter sido sensacional ganhar o carnaval de 2016 (com a escola Império da Casa Verde), sendo no grupo especial, após um ano de trabalho, houve uma emoção muito grande.  Nesse ano, desfilou como componente na Nenê de Vila Matilde, no qual foi muito legal, pois estava estressado e atarefado com a correria do evento, e esse desfile lhe renovou para mais alguns dias de trabalho. Já em relação a Leandro de Itaquera, não houve um tempo para sentir algo, por conta de toda a preocupação para que tudo desse certo para o desfile.

Por fim, se fosse possível voltar no tempo e fazer algo diferente para o carnaval de 2022, Pica-pau teria se imposto um pouco mais para defender seu ponto de vista em decisões do projeto, no qual pudesse der dado resultados destintos ao final.

Categoria:CARNAVAL

Deixe seu Comentário


Marisa Thebar - 03/06/2022 18h12
Todas as coisas acontecem no tempo certo, o tempo de Deus ñ é o mesmo que o nosso, td na vida tem começo , meio e fim, só nos cabe dar um final feliz para cada Ciclo...sucesso e muita paea Dj Pica pau ou seja Gilson Caetano usufruir dos frutos de seu trabalho
Vitor Oliveira - 03/06/2022 08h14
Muito legal essas entrevistas! Gilson Caetano, um grande Diretor! Sucesso irmão! Parabéns Rádio Barra Funda!